sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Dica: Qual o melhor jeito de carregar o bebê?

Segundo uma professora australiana, é de frente para os pais, pois do contrário ele pode ficar ansioso. Será?
Uma professora da Universidade de Tecnologia de Sydney, Austrália, causou polêmica em uma reportagem do jornal inglês Daily Mail, no mês passado, ao afirmar que carregar crianças viradas para frente (o mesmo vale se ela for transportada em carrinhos) é algo "cruel, estressante e terrível". Cathrine Fowler foi além: "Imagine se você estivesse sendo carregado amarrado pelo tronco, com as penas e braços soltos, indo em direção à multidão – o quanto isso não seria assustador?". Para ela, é essa a sensação de crianças e bebês que ficam nessa posição.

Segundo a professora, bebês não estão preparados para o excesso de estímulos e poderiam ficar com medo (afinal eles perdem o contato visual com os pais quando são carregados para frente). As considerações de Catherine se apóiam em um estudo de 2008, da Universidade de Dundee, no Reino Unido, que associou o ato de levar crianças viradas para frente com a ansiedade na vida adulta.

Mas será mesmo que isso é tão perigoso quanto sugere a especialista? Para especialistas brasileiros, Catherine foi exagerada em suas considerações. “Não está comprovado que carregar o bebê de um determinada maneira é melhor ou pior que outra para o seu desenvolvimento”, explica Antônio Carlos de Farias, do Hospital Pequeno Príncipe (PR). Já o pediatra Eduardo Troster, do hospital Albert Einstein (SP), acredita que o assunto merece sutileza: "é claro que o excesso de estímulos não é algo muito bom para bebês pequenos, mas não dá para generalizar e dizer que isso faça mal".

O neurologista explica que, nos primeiros meses a criança, pode, sim, ficar ansiosa por não ver um rosto familiar, o que não quer dizer, necessariamente, que isso será um trauma no futuro. "Por isso, o mais recomendado é que bebês de menos de 3 meses sejam carregados olhando para os pai", afirma Farias. Além disso, completa o especialista, o tempo também conta: tem muita diferença entre carregar uma criança por duas horas na posição de frente ou durante 15 minutos. Vai do bom senso dos adultos, acredita.
Outro ponto importante é o desenvolvimento da musculatura da criança. "Antes dos 3 meses o bebê ainda é muito molinho, então carregá-lo para frente pode não dar o suporte devido à sua coluna", alerta Troster. E você, como carrega (ou carregava) o seu bebê?

Fonte: Revista Crescer

A Gold Baby traz para voce esta "Bolsa Canguru" para carregar seu bebe da maneira indicada acima, entre em contato com a gente e solicite a sua.

Bjus

Nenhum comentário:

Postar um comentário