quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Brincar ao ar livre faz bem à visão do seu filho

Pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, concluíram que o risco de desenvolver miopia cai quando a criança passa mais tempo fora de casa


Mais um motivo para se divertir com o seu filho fora de casa. Atitudes simples, como passear no parque, andar pelas ruas e brincar no quintal de casa – ou no playground do prédio –, fazem bem à visão das crianças. De acordo com pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, quanto mais tempo a criança passa ao ar livre, menores são as chances de ela desenvolver miopia. 

Os cientistas analisaram oito estudos, que envolveram 10.400 crianças e adolescentes, e chegaram à conclusão de que crianças míopes passam cerca de quatro horas a menos – por semana – ao ar livre do que as que têm boa visão. Isso porque, quando a criança passa mais tempo fora de casa, ela exercita a visão de forma espontânea, olhando para perto e para longe, evitando assim danos ao globo ocular. 

O resultado dessa pesquisa está diretamente relacionado aos hábitos das crianças. Aquelas que passam mais tempo diante do computador e da televisão, por exemplo, são mais suscetíveis a terem problemas de visão. “O estímulo contínuo da visão de perto leva à miopia”, diz Luis Eduardo Rebouças de Carvalho, oftalmologista do Hospital Sabará (SP). 

E o especialista alerta que crianças com menos de 8 anos estão mais sujeitas a esse tipo de interferência visual. “A visão é um processo contínuo, a gente não nasce enxergando 100%. Ela se forma por completo entre 5 e 8 anos de idade”, diz Carvalho.

Mas nada de ficar em pânico se não é sempre que você consegue estar com o seu filho ao ar livre. Com algumas medidas simples, você pode proteger a visão dele. Para cada hora na frente do computador ou da televisão, a criança deve passar dez minutos com os olhos fechados ou olhando pela janela. De acordo com Carvalho, dessa forma ela descansa a visão e treina diferentes focos, diminuindo o risco de miopia.


Fonte: Revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário